Thursday, July 19, 2007

Gosto de flores, de grandes chuvadas, do cheiro a terra molhada...ah, o cheiro a terra molhada...gosto de ver um arco-íris, especialmente no Verão, quando é tão inedito ver um. Gosto do mar, gosto de estar ao pé do mar, até os meus olhos ficam mais azuis, só por causa disso...Gosto de comboios, de longas viagens de comboio e saber que tenho alguém à minha espera no cais. Gosto de ver o sorriso do meu padrinho, mal me vê sair do comboio e quando me abraça forte, forte, sinto que estou perto do céu. É quase como ter um pai outra vez. Gosto de estar com os meus primos, das nossas longas conversas pela noite, entre filmes e martinis e azeitonas e cachorros quentes e fotografias e memórias. Gosto das palavras que a minha madrinha me diz, em resposta a problemas de que nem sequer lhe falei e que ela parece adivinhar.

Gosto de músicas que me fazem lembrar alguém, algum momento, alguma memória que ficou para sempre cristalizada no meu pensamento. Gosto de certos cheiros, que me fazem recuar no tempo, que marcam um momento ou que me fazem desejar estar com alguém urgentemente, desesperadamente. Por mais longe que seja. Ou por mais impossível. Tanto faz.

Gosto dos meus amigos. Talvez porque tenho os melhores amigos do mundo. Pessoas com quem posso contar , em qualquer momento, que querem mesmo saber como estou quando me perguntam "Como estás?". Ou que nem sequer precisam de me perguntar porque basta olharem para a minha cara e sabem logo se estou bem ou mal. E que não importa há quanto tempo estivemos juntos, os seus sentimentos por mim nunca vão mudar e nunca se vão deixar de importar comigo, mesmo que se passem anos sem nos vermos. Que estão comigo nos momentos difíceis, como à porta de uma instituição no pico do Inverno. No velório do meu pai. Ou mesmo no dia do funeral. Que me perguntam se quero que me façam comida ou outra coisa qualquer. Que me abraçam com muita força quando choro. Que riem comigo quando estou estupidamente feliz. Que não ficam zangados da vida comigo quando digo que têm um riso de King-Kong. Que aprendem sueco comigo. Que vão para Estocolmo comigo e que não dormem enquanto não chego a casa. Que compram um outro bilhete para regressarem no mesmo avião que eu a Espanha.Que rezam por mim. Que me escrevem quando sabem que estou triste ou feliz ou mesmo sem terem razão nenhuma para escrever. Que partilham segredos comigo no escritório. Que dividem comigo as coisas que lhes dão porque não sabem se me vão dar a mim também. Que pensam sempre em mim. Sempre. Que me apoiam, que me dizem que os meus sonhos se vão tornar realidade mesmo quando até um cego vê que isso é impossível. Não faz mal. Sei que o fazem porque sabem que em certas alturas este meu coração fica do tamanho de uma ervilhinha e não consegue aguentar mais nenhuma tristeza.

Gosto da minha família. Gosto de me reconhecer ou ver em tudo o que faz, de ser tão parecida e, ao mesmo tempo, tão diferente de mim. Gosto quando posso fazer alguma coisa que lhe mostre o quanto é importante para mim. Assusta-me quando quer que ganhe asas para voar e que siga a minha vida , quando me quer recusar o conforto e segurança do ninho, quando acha que chegou a altura de eu partir. Não gosto que me censure quando não tomo conta da minha saúde ou faço alguma coisa mal e, ao mesmo tempo, é quando gosto mais dela. Gosto que me tenha ensinado a ser como sou, a ter valores , a pensar nos outros, a receber os outros no meu coração sem reservas. Gosto do amor que se sente na minha família, tão palpável que até quem nao é da família o sente.Gosto que a minha família me leve a tentar ser sempre melhor, a fazer melhor hoje do que fiz ontem e um bocadinho menos hoje do que farei amanhã. Gosto da minha família porque vai gostar sempre de mim, enquanto o mundo for mundo. Porque, tão certo como a noite seguir-se ao dia, irá ajudar-me a levantar quando eu tentar e falhar. E porque se vai sentar na primeira fila a aplaudir quando eu não falhar. E era tão bom que só houvesse momentos desses a partir de hoje para mim e para todos os que vivem no meu coração...

E oxalá eu consiga retribuir devidamente todo este amor que me sustém...Amo-vos a todos!!!!